FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

 
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
 
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H
 
PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros
E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br
 
 
 
EMENTA
 
O conceito de Filosofia. A filosofia no Mundo Antigo. O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia. Correntes Filosóficas modernas. O sentido e a tarefa da filosofia na educação. A educação e os valores.
 
 
 
OBJETIVOS
 
Compreender a reflexão filosófica como forma de conhecimento e seus principais desenvolvimentos na história, especialmente aqueles que interessam à educação.
 
 
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
Filosofia: Nascimento e Conceito
 
 
O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia
 
 
 
A paideia cristianizada: Agostinho, Alcuíno de York e Tomás de Aquino   
 
Correntes Filosóficas Modernas
 
Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação
 
O sentido e a tarefa da filosofia na educação
 
Filosofia, Educação e Tecnologia
 
A educação e os valores
 
 
 
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
 

Avaliação 1: Seminário e produção de vídeo

apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)

produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)

A nota da primeira avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 7,0 pts; produção do vídeo = 3,0 pts

O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0.
 
Textos para os seminários: 1) Filosofia da Educação; 2) Pedagogia da Práxis; 3) Convite à leitura de Paulo Freire; 4) Perspectivas Atuais da Educação; 5) Educação Popular; 6)  Diálogo e Comunicação na prática Docente .

 

Avaliação 2: Debates e produção textual

Temas para debates: paideia grega, paideia cristianizada, temas atuais

Produção textual (individual ou em dupla): produzir um texto que será publicado na internet

A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: debate = 5,0 pts; produção textual 5,0 pts

O discente que não participar dos debates em sala de aula terá nota 0,0. O discente que não participar da produção textual terá nota 0,0.

 

Avaliação 3: Prova Escrita

dissertativa, valendo 10 pts.
 
 
 
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
 

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1962.

ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

BASSO, M. A atividade filosófica. Os pensadores originais. Brasília: Universa, 1997.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática.

DELEUZE, G. ; GUATTARI, F.  O que é a filosofia. Rio de Janeiro, 1992.

MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
 
 
COMPLEMENTAR
 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005