110 Anos da Inauguração da Sede Histórica da FEB

08/12/2021 15:20

            A Federação Espírita Brasileira (FEB), como é sabido pelos estudiosos da Doutrina Espírita, foi inaugurada no dia 1º de janeiro de 1884, ou seja, um ano após a criação, por Augusto Elias da Silva, da revista Reformador, que se tornou seu órgão inicial de divulgação. Entretanto, a inauguração da sede histórica somente ocorreu 27 anos depois.

         Há 110 anos, Reformador de dezembro de 1911 anunciou a inauguração da sede da FEB, situada na avenida Passos, nº 30 – centro -  Rio de Janeiro.  O administrador da revista era Pedro Richard, e o endereço da revista, na data da publicação da inauguração da sede febiana, era a rua do Rosário, nº 133, 1º and., Rio de Janeiro. Na época, a revista era publicada quinzenalmente.

         Na primeira página da publicação, somos informados sobre a atividade de auxílio aos necessitados e a livraria no pavilhão térreo da casa. Sua biblioteca ficava no primeiro andar, assim como a secretaria, a tesouraria e o serviço de expedição da revista. Preveem-se ali salas destinadas a aulas de "instrução elementar e secundária", além doutros serviços à sociedade.

         A grande atração foi a destinação de grande salão, no segundo andar, para palestras espíritas a serem proferidas às terças e sextas-feiras. No alto da fachada do prédio, foi colocado, em letras grandes, o lema da casa: "Deus, Cristo e Caridade". O autor do texto informa que esse lema expressa a síntese de nossa união com o Cristo, que nos levará a Deus, nosso Pai amantíssimo e sábio.

         Nas páginas seguintes, fez-se "esboço histórico" do edifício, quando foram informados nomes de pioneiros de sua inauguração, e manifestaram-se agradecimentos por doações altruístas, que permitiram à casa levantar os recursos econômicos para a edificação do prédio. Este, atualmente, é designado como sede histórica, uma vez que a sede definitiva veio para Brasília em 3 de outubro de 1967.

         Para encerrar, dedico à sede histórica da FEB, no Rio de Janeiro, um poema em homenagem aos 110 anos de sua inauguração, a se completar em 10 de dezembro de 2021:

Homenagem à sede histórica da FEB

 

Dez de dezembro de 1911:

inaugurava-se na avenida Passos

a Federação Espírita Brasileira.

Tudo era festa, tudo era alegria e abraços!

 

Ali se reuniam almas generosas

sob bandeira augusta a lhes guiar os passos,

sintetizada assim: Deus, Cristo e Caridade!

que à união dos crentes fortalece os laços.

 

Arautos do Evangelho ainda estão ali,

e é dali que a FEB se expande também

incentivando a Terra à prática do bem.

 

A todos acresceu Elias oração

rogando ao Cristo amado sua proteção,

e a FEB, humilde e Boa, doa-se ao Brasil.


 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas 110 Anos da Inauguração da Sede Histórica da FEB