A Covid- 19 e a Lei de Deus

01/04/2020 22:35

            Nestes dias de Covid-19, precisamos redobrar nossa atenção com os idosos. Então, foi com muita alegria que recebi a notícia do meu amigo Astolfo sobre a redescoberta de artigo que lhe enviei há três anos e ainda não foi publicado. Trata-se de singela homenagem, que brevemente virá à luz, a um dos quatro filhos espíritas de tia Auta: Jair Oliveira, 90 anos de idade.

            Queremos vê-lo de volta à tribuna espírita, após 30 de outubro, quando fará 91 anos. E nisso ele ainda não leva vantagem sobre dois outros amigos nossos: Neusa e Di.

            Dona Neusa caminha para 93 anos de idade (20 dez. 20). Até antes da quarentena, reunia-se, em Curitiba, com outras idosas espíritas, para confeccionar enxovais gratuitos para bebê etc. Ela é avó do meu genro Rafael e esposa de seu Jorge, que desencarnou há alguns anos. O casal teve a honra de recepcionar, há muitos anos, em sua residência, nosso querido Divaldo Franco, com cujas obras sociais contribuíram.

            E por falar em Divaldo, no próximo dia 5 de maio ele fará 93 anos. Não mais podendo comparecer ao vivo aos eventos espíritas, aos quais levava sua oratória ímpar e memória privilegiada, agora grava e divulga, pelo YouTube, suas palestras com encorajamento a todos para aguentarem firmes essa onda, que, como tudo neste mundo, exceto o Amor, vai passar.

            Na obra Sexo e Obsessão, psicografada por Divaldo, lemos algumas advertências preciosas, para nossa reflexão e reafirmação de propósito em mudarmos nossos conceitos de vida. Diz o Espírito Manoel Philomeno de Miranda que a Doutrina Espírita, "Sol da Nova Era", requer de nós que, "tomando da charrua", não olhemos para trás, de acordo com o ensinamento de Jesus (cap. 24, p. 319, Ed. LEAL, 2002).

            Adiante, Miranda prossegue em seus esclarecimentos dizendo que já houve tempo em que os adeptos do Espiritismo foram muito incompreendidos e perseguidos. O que não é novidade, pois o próprio Cristo foi, até mesmo, abandonado pela maioria dos seus apóstolos, quando, inocente, foi pregado numa cruz junto de dois criminosos, embora seja a representação máxima do Amor divino na Terra.  Acrescenta Miranda:

 

Ainda durante muito tempo, serão necessários os exemplos de coragem e de abnegação em todos os segmentos sociais e áreas do pensamento, por parte dos heróis e dos idealistas, para que as mensagens nobres se implantem nos corações humanos e transformem a sociedade, que necessita de diretriz e de segurança para alcançar o objetivo da harmonia e do equilíbrio, da justiça e da paz (op. cit., p. 320).

 

            Mesmo entre nós, os espíritas e espiritualistas em geral, vive-se intensamente o culto ao corpo e a idolatria ao sexo, o que demonstra estarem tais pessoas mais apegadas à sua natureza animal do que à espiritual, que são as duas naturezas que integram o ser humano, na definição dos Espíritos que responderam às 1.019 questões d'O Livro dos Espíritos, primeira obra editada por Allan Kardec.

            A alma não tem a idade calculada por apenas uma existência física. De modo que tanto uma criança de poucos meses como um idoso de noventa anos ou mais, como ocorre com os três citados, possuem o mesmo instinto de sobrevivência que outras pessoas em plena juventude. A diferença é que estas estão mais suscetíveis às paixões físicas do que, em geral, aquelas. Isso ocorre em virtude de tanto a criança, quanto o idoso, viverem mais a vida espiritual do que a material. Sábio é o jovem que aprende com eles e os trata com o maior respeito e cuidados.

            Então, não arrisquemos a vida desses seres a quem tanto devemos amor e gratidão. Atendamos aos apelos da Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias. Não os exponhamos à contaminação da Covid-19. Os cuidados, além da quarentena, vêm sendo divulgados cotidianamente. Basta segui-los.

            Hoje, quase não existe quem desconheça essas recomendações, ratificando-se, assim, a norma legal de que ninguém pode alegar desconhecimento da lei, ao descumpri-la. Se isso ocorre com a lei humana, o que não se dirá da Lei de Deus, que está impressa em nossas consciências?

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas Sexualidade atormentada...