Câmara Mirim 2019 começa hoje

24/10/2019 21:17

Começa hoje o Câmara Mirim 2019. O programa é uma das principais ações do Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara, e tem como objetivo conscientizar estudantes do 5º ao 9º ano sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias.

Ao longo do ano, 13 instituições desenvolveram projetos voltados para o Câmara Mirim. Das quase 900 propostas, foram escolhidas três, que serão analisadas pelos alunos dessas instituições - os deputados mirins.

Na Câmara, os jovens parlamentares vão debater os três projetos em comissões no dia 24. Já no dia 25, vão ocupar o Plenário Ulysses Guimarães para votá-los. Os próprios estudantes terão cargos, como presidente e relatores, com direito a votação no painel eletrônico.

Além de viverem esse ensaio democrático, os participantes podem ver suas ideias tramitarem de verdade no Parlamento. Desde o início do Câmara Mirim, em 2006, oito projetos apresentados pelos deputados mirins foram apadrinhados por um dos deputados da Casa e viraram projetos de lei.

O Câmara Mirim é uma das principais ações do Plenarinho, programa educativo da Câmara dos Deputados voltado para o público infantojuvenil.

Instituições participantes
O Câmara Mirim de 2019 vai receber as seguintes instituições:
Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (SC);
Câmara Mirim de Blumenau (SC);
Câmara Mirim de Caçapava (SP);
Câmara Mirim de Jaraguá do Sul (SC);
Câmara Mirim de Varginha (MG);
Colégio Claretiano – Rio Claro (SP);
Colégio Machado de Assis – Joinville (SC);
Colégio São José – Catanduva (SP);
Centro de Ensino em Período Integral Cunha Bastos – Rio Verde (GO);
Escola Estadual José Ferreira Maia – Timóteo (MG);
Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento – Maceió (AL);
Escola Municipal Professora Margarida Maria de Farias Barros Miranda – Caruaru (PE);
Projeto Escola Cidadã Ibirité (MG)

Hora e local
Hoje, os deputados mirins se reunirão nos plenários 1, 2 e 3 a partir das 14 horas. E nesta sexta-feira (25), haverá sessão mirim no Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 9h30.

 

via Agência Câmara de Notícias