Comissões debatem Sínodo para a Amazônia

01/10/2019 20:31

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promovem audiência pública conjunta nesta tarde sobre o Sínodo para a Amazônia.

O sínodo - assembleia periódica de bispos de todo o mundo presidida pelo papa - será realizado de 6 a 27 de outubro sobre "Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia integral".

Um dos autores do pedido para o debate é o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Helder Salomão (PT-ES). Ele destaca o documento que guiará as discussões do Sínodo no qual os bispos alertam para destruição e exploração ambiental na Amazônia, bem como para a violação sistemática dos direitos humanos elementares de sua população.

"De modo especial a violação dos direitos dos povos originários, como o direito à demarcação dos territórios e à consulta e ao consentimento prévios. Nada mais apropriado, no momento em que vemos a Amazônia em risco. Por três semanas florestas e matas, da região, estiveram em chamas", ressaltou.

Na Comissão de Integração Nacional, o pedido é do deputado José Ricardo (PT-AM). Ele destaca o caráter participativo do sínodo, que é uma modalidade de assembleia instituída pelo Papa Paulo VI e adotada pela Igreja desde 1965. "O sínodo representa na prática um estudo comum das condições da Igreja e a busca de solução das questões relativas à sua missão".

Foram convidados para a audiência:

  • o membro do grupo de redatores do instrumento de trabalho do Sínodo Pan-Amazônico, padre Oscar Beozzo;
  • bispo da Prelazia do Marajó (PA), Dom Evaristo Spengler;
  • secretária-executiva do regional NE 5 da CNBB, Martha Bispo;
  • coordenador do Núcleo de Estudos Amazônicos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB, Manoel Pereira De Andrade;
  • a representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Kleber Karipuna;
  • secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário, Cleber Buzatto.

Confira a lista completa de convidados

O debate ocorre às 14h30 desta terça-feira, em plenário a definir.

via Agência Câmara de Notícias