A mentalidade psíquica do involuído

29/10/2017 16:50

 

            A forma mental do involuído, sua psicologia, é a forma mental de um rebelde egocêntrico e agir em colaboração com os outros é sinal de fraqueza e derrota. A psicologia explica o modo de ação do involuído ao aclarar a ideia de impulsos subconscientes instintivos. O princípio fundamental de nível biológico do involuído é a luta pela vida, a seleção do mais forte, o individualismo. Na psicologia do involuído a inteligência consiste em enganar o próximo, burlar a lei, aproveitar-se da situação no interesse próprio. Em alguns casos tal atitude é fruto de pura perversão, em outros apenas de ignorância. “Não se pode acusar tal biótipo de insinceridade, quando ele, das coisas de espírito, apenas lhes pode entender a forma exterior, e quando ele a pratica com toda a exatidão, obedecendo a todas as regras mecânicas estabelecidas” (1988b, p. 35). É o mesmo que exigir aos surdos, principalmente daqueles que o são porque não desenvolveram o sentido da audição, que entendam os sons que lhes são proferidos, ou aos cegos que saibam distinguir os feixes de luz que lhes são direcionados. Os valores do involuído estão nos antípodas do evoluído. Para o evoluído, como veremos adiante, o valor está na obediência à ordem e à Lei.

            O método de vida do involuído, o que ele entende e pratica, é a ação através da força, da astúcia, que devem se transformar em justiça e honestidade. Para que o involuído amadureça é necessário que ele alcance novos níveis de consciência espiritual. O ponto de partida do involuído é a força. Seu ponto de chegada é a justiça. O processo evolutivo consiste em substituir o elemento da força, pelo princípio da justiça.

Eis como as qualidades do involuído podem continuar funcio­nando, mas cada vez mais dentro dos limites da nova ordem que se vai realizando, isto é, não mais força para fazer guerra, agredindo e destruindo, mas força empregada para o cumprimento da Lei, não para esmagar o fraco, mas para o triunfo da justiça (1988b, p. 29).

 

Filosofia Política → Filosofia Contemporânea → Pietro Ubaldi → Como a maturidade psíquica influencia as relações e a vida em sociedade na perspectiva espiritualista de Pietro Ubaldi A mentalidade psíquica do involuído