O Site

 

        A iniciativa de produzir este site se deu a partir da realização de um projeto de extensão intitulado  Cidadania Participativa . Com este projeto, procuramos acompanhar e divulgar as atividades parlamentares dos vereadores da Câmara Municipal de Parintins (CMP), cidade do interior do Estado do Amazonas, distante 369Km da capital Manaus. Acompanhamos a elaboração de projetos de leis, requerimentos, proposituras, audiências públicas e as atividades das comissões parlamentares.

        Na sequência deste projeto, realizamos um segundo, intitulado Ciberdemocracia. Utilizando as novas tecnologias de comunicação e informação para acompanhar as atividades do poder legislativo, não apenas da CMP, mas também as atividades do Congresso Nacional, com ênfase na bancada amazonense. Outros projetos se seguiram em sequência, culminando, inclusive, com o nosso projeto de doutoramento (veja mais na seção: Pesquisa e Extensão). Durante o período  2015-2018 tivemos que dar uma pausa na elaboração de projetos, para nos concentrar exclusivamente no projeto de doutorado. Mas após esse período, com certeza outros projetos virão.

        A internet tem se mostrado uma ferramenta importante no processo de construção de uma sociedade mais democrática, dando uma nova configuração aos espaços públicos de discussão e elaboração de leis, reinventando o fazer democrático.

        Com o tempo, percebemos que o site poderia ser utilizado também como uma ferramenta pedagógica. Aproveitamos o espaço existente neste site para disponibilizar materiais didáticos utilizados em sala de aula, para disciplinas como Introdução a Filosofia, Filosofia Política, Ciência Política, Filosofia da Educação, entre outras. E desde setembro de 2016 que o site disponibiliza, além de textos e artigos, apresentação de slides com o material didático de aulas, palestras e comunicações em eventos.

        Desta forma, este site tem sido uma ferramenta pedagógica importante de ensino, pesquisa e extensão (o tripé fundamental do ensino universitário), além de manter o propósito inicial de divulgar informações sobre atividades políticas nas mais diferentes esferas de poder, procurando contribuir de forma significativa com o processo de formação de um “novo” cidadão para o século XXI, consciente de sua realidade sócio-histórica, partícipe deste processo. 

 

Fica aqui nossos agradecimentos ao então Excelentíssimo Vereador Presidente da Câmara Municipal de Parintins (na legislatura 2009-2012), Juscelino Melo Manso, que tornou possível a viabilização do primeiro projeto (Cidadania Participativa, realizado no primeiro semestre de 2011). Sem esta visão de mundo, que preza pela transparência e pela participação popular nos trabalhos legislativos, este projeto não teria sido realizado.

 

CONTACTE-NOS

Prof. Alexsandro Medeiros

Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Campus de Parintins

Estrada Parintins/Macurany, 1805, Jacareacanga, Parintins-AM

lattes.cnpq.br/6947356140810110

email: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Comente o nosso website

Agradecimento

Ana Roberta Oliveira 06/09/2018
Procurando na grande rede algo sobre o conceito de sistema no âmbito das políticas públicas, o oráculo me apontou para seu texto "Políticas Públicas" de 2013. E a partir dele, fui passear pelos outros conteúdos do site, dos quais gostei muitíssimo. Obrigada, voltarei sempre! ;)

Re:Agradecimento

Sabedoria Política 06/09/2018
Prezada Ana Roberta, que bom que gostou do site. Estamos entre os 10 melhores ranqueados através do "oráculo do Google" com a palavra-chave de pesquisa "Políticas Públicas" e continuaremos trabalhando para fornecer sempre um material de qualidade. Seja sempre bem-vinda.

noticias

edgar 17/07/2018
aprender e aprender, viver sem alienação e divulgar verdades.

O que acha das idéias do olavo de carvalho?

Fabricio campos 17/03/2018
O que acham das idéias do Olavo de Carvalho?

Re:O que acha das idéias do olavo de carvalho?

Sabedoria Política 17/03/2018
Olá Fabrício
Infelizmente não temos nenhuma leitura em relação ao teórico Olavo de Carvalho. E sobre autores em torno dos quais não tivemos oportunidade de ter acesso aos seus escritos, é prudente não fazer nenhuma análise, sob pena de incorrer em falsas pré suposições.

Saudações cordiais

Consciência política.

Walkyria Maria Dorini Correia 09/11/2017
Sou Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo. Aposentada mas muito interessada em divulgar e comentar o tema. Fui vereadora e Secretária Municipal de Planejamento. Hoje devido limitações físicas, criei no Face o grupo Livres Pensadores de Rancharia destinado a publicar e debater matérias de interesse público e preparar cidadãos para uma atuação política decente. Tenho lido as postagens de seu site que muito me interessa. gostaria de ter a liberdade de publicar, se vocês permitirem textos que eu considero estarem ao alcance do público que me segue, portanto peço permissão para fazê-lo.. O intuito é meramente pedagógico. Obrigada

Re:Consciência política.

Portal Consciência Política 10/11/2017
Olá Walkyria Correia
Agradecemos pelo seu contato e interesse em publicar textos em nosso espaço. O espaço do nosso site está aberto para suas publicações que, considerando sua experiência com o tema, devem ser bastante pertinentes.
Entre em contato conosco através do nosso e-mail e envie seus textos. Será uma satisfação publicá-los.

Cordialmente
Alexsandro Medeiros (administrador do site)
e-mail: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

sobre filósofos brasileiros

Hederson Manoel Dias 18/10/2017
boa noite sou licenciado em filosofia e especialização em filosofia brasileira posso contribuir para informações sobre mais filósofos além de Paulo Freire no aguardo e gratidão

Re:sobre filósofos brasileiros

Portal Consciência Política 18/10/2017
Olá Hederson
Temos muito interesse em sua contribuição para a seção "filósofos brasileiros". Entre em contato através do e-mail: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Saudações filosóficas

PROFESSORA DE SOCIOLOGIA

MARLENE SOARES 21/08/2017
Acabei de conhecer o site e gostei bastante dos textos. Ótimos temas para trabalhar em sala. Parabéns.

Itens: 1 - 10 de 84
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário

Você pode colaborar com o nosso site. Acesse o link Colaborar para enviar o seu texto para publicação.
Após a análise do texto, entraremos em contato para confirmar a publicação no website.