As Mensagens Simbólicas do Natal de Jesus

22/12/2021 20:06

            A interpretação da história do Natal oferece algumas lições universais que podem ser aprendidas e exercitadas por nós, irmãos menores de Jesus.  A seguir, comentamos alguns significados do Natal que são importantes para nós:

 

Humildade

          Jesus, governador espiritual da Terra, não escolheu nascer num palácio, embora, se o quisesse, poderia... A história do nascimento de Jesus ensina a todos o valor da humildade. O símbolo representado pela manjedoura destaca essa virtude. Jesus era esperado pelos judeus como seu rei, mas escolheu nascer na manjedoura  dum estábulo.

 

Esperança

          Os tempos eram difíceis e sua família foi perseguida, quando Herodes mandou matar todas as crianças com menos de dois anos de idade. O nascimento do Cristo foi um sinal de luz em meio às trevas da ignorância humana. Portanto, no significado do Natal também se destaca o valor da esperança. Aprendamos com a família de Jesus a não desistir e esperar por um bem, mesmo quando tudo pareça difícil.

 

Despojamento

          Aprendemos que Jesus, embora pudesse nascer muito rico, se quisesse, por ser o responsável pela formação da Terra e também ser seu governador espiritual, nasceu pobre. Destaca-se aqui o valor dos bens não materiais, dos bens que forjam o ser de uma pessoa pelo que ela é, e não pelo que ela tem.

 

Amor e família

          A humanidade observa o amor envolvido em toda a narrativa sobre o nascimento e vida de Jesus. O amor que move Jesus Cristo a descer das alturas a favor dos homens e viver como filho do carpinteiro José e de Maria, em lar harmonioso e feliz, é exemplar. O amor dos homens que buscam a Deus para honrá-lo, com base na moral proposta pelo Cristo, inicia-se na família. O amor da família unida e educada é o modelo básico para uma sociedade melhor.

          Que neste Natal nos lembremos das palavras de Jesus, expressas nesta regra áurea: "Tudo o que deseje que o próximo lhe faça, faça-lhe igualmente". Mas não nos limitemos a fazê-lo nesse dia. Façamo-lo em cada dia da presente existência física. Somente assim estaremos ajuntando tesouros no céu.

 

            Feliz Natal!

 

Ciência Política → Crônicas Sociais → As Mensagens Simbólicas do Natal de Jesus

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

 

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com