Comissão externa define roteiro de trabalho para acompanhar evolução do coronavírus

14/02/2020 22:02

A comissão externa que acompanha as ações relativas ao combate ao coronavírus (Covid-19) reúne-se na próxima terça-feira (18) para definir o roteiro de trabalho do colegiado.

No mesmo dia em que criou a comissão externa, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 23/20, que estabelece as medidas a serem adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus. O texto já foi sancionado.

No dia 10, o governo editou uma medida provisória liberando R$ 11 milhões para o Ministério da Defesa enfrentar uma possível situação de emergência pública causada pelo coronavírus (MP 921/20).

Histórico
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante do vírus gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio, que foi chamada de Mers.

Até agora, a atual epidemia do coronavírus já deixou mais de 1.300 mortos e dezenas de milhares de doentes na China. No Brasil, há seis casos suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 14.

 

via Agência Câmara de Notícias