Israel Paulain: atividades na Câmara

12/06/2011 08:42

 

 

O vereador Israel Paulain tem feito um extenso trabalho de acompanhamento das comunidades ribeirinhas ligadas ao município de Parintins a partir dos quais vem apresentando inúmeros requerimentos, apontando as dificuldades vivenciadas pelos moradores das mais diferentes comunidades e cobrando respostas do poder publico.

O vereador tem apresentado no Plenário da Câmara o resultado destas visitas afirmando que esta iniciativa se deve ao fato de que durante seus dois primeiros anos de mandato ele focou suas atenções para a sociedade urbana e agora chegou a vez do povo que vive na zona rural, dando mais atenção aos ribeirinhos. Falta de escolas, de transporte, água potável, são alguns dos problemas apontados pelo vereador que tem cobrado do poder público melhores condições de vida para esse povo, das quais foram inspecionadas 12 comunidades em torno da Vila Amazônia.

Este trabalho realizado pelo vereador Israel Paulain merece algumas reflexões. Ele mostra quais são, de fato, algumas das reais atribuições do mandato de um vereador, enquanto fiscalizador das atividades do poder executivo, cobrando iniciativas por parte do mesmo, através de Requerimentos. Mostra que um vereador não pode apenas ficar debatendo e discutindo idéias, em Plenário, sem um conhecimento real dos problemas sociais existentes na comunidade. O vereador pode, e deve, estar ao lado do povo, “sentindo na pele” as dificuldades que muitos de nós, cidadãos, temos que enfrentar cotidianamente muitas vezes por falta de iniciativa e vontade política.

Por fim, esta iniciativa do vereador Israel Paulain, sem dúvida nenhuma digna de nota, merece ainda uma última reflexão. Sabemos que o nome do vereador surgiu, tempos atrás, como pré-candidato à prefeitura municipal de Parintins e que estamos, praticamente, em vésperas de eleição. Desta forma, não haveria também algum interesse político, nas visitas do vereador, no sentido de “promover” sua imagem (se é que ela precisa ser promovida, afinal, o vereador também é apresentador do Boi Garantido), além de conhecer as reais dificuldades enfrentadas pelos povos ribeirinhos?

De qualquer forma temos que reconhecer: diferentemente de outros parlamentares que não apresentaram até o momento nenhum Projeto de Lei e nem mesmo um único Requerimento, o vereador Israel Paulain está fazendo a diferença.

Vale ressaltar ainda, que para quem deseja acompanhar as atividades do vereador Israel Paulain, além de buscar informação no site da Câmara Municipal, também pode fazer através do seu site pessoal: www.israelpaulain.com.br/

 

 

*        *        *        *        *

 

Israel quer cidadania parintinense a Sebastião Junior

(editado com a contribuição de acadêmicos do curso de Serviço Social do ICSEZ)

 

        O vereador Israel Paulain (PSDB) pediu através de projeto de lei o título de cidadania parintinense ao levantador de toadas da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, Sebastião Júnior. Segundo Paulain, Sebastião “tem um trabalho cultural reconhecido pelo bumbá Garantido e pelos torcedores do boi, por conta dos trabalhos relevantes na cultura parintinense, em especial ao Garantido’’. Mas nós temos que reconhecer que o Sebastião chegou ao nosso boi e a nossa cidade, abraçado por milhares de torcedores. Tem uma carreira consolidada, em dois anos no boi”. Isso motivou o vereador, que é apresentador do boi da Baixa, a apresentar tal projeto de Decreto Legislativo.
        No outro trecho da justificativa, Israel apresentou o pedido de concessão de título de cidadania ao levantador de toadas, Sebastião Teixeira de Araújo Júnior: “Contribuiu de forma singular na evolução do boi de arena da nação vermelha e branca”. Segundo o vereador não é uma vontade particular, mas sim desejo dos torcedores do boi vermelho e branco.

 

Comentário:

Conceder homenagens e títulos faz parte dos deveres de um vereador. Contudo sempre nos perguntamos até que ponto as atividades legislativas não tem se limitado a oferecer tais honrarias. Parintins é um município que tem se desenvolvido, e muitos problemas tem surgido junto ao desenvolvimento. Sendo deveres de um vereador criar, analisar e aprovar leis, fiscalizar vários órgãos da prefeitura e votar projetos que visam formar uma sociedade mais justa, conceder títulos de cidadania em demasia, como é feito em Parintins, parecer ser desnecessário, apenas atende a necessidade de uma minoria elitista da cidade!