Moutinho e o bom senso na prática mediúnica

29/11/2023 19:39

        No dia 21 de novembro de 2022, faleceu em Brasília o Sr. João de Jesus Moutinho em avançada idade. Mineiro de Araguari, o Sr. Moutinho, como era conhecido, estava na faixa dos 96 anos, quando desencarnou de madrugada.

        Ele começou sua atividade espírita aos 20 anos, como palestrante e pesquisador. Então, foram 76 anos de prolífica atuação na seara espírita.

        Conforme lemos no site da Federação Espírita Brasileira (FEB), que publicou resumidamente sua atuação, aqui em Brasília, desde 1973, Moutinho atuou nessa casa. E, em 1978, foi eleito seu diretor, ficando no cargo até 1986, quando assumiu a direção da Federação Espírita do Distrito Federal, permanecendo nessa função até 2004.

        Moutinho publicou, pela FEB, quatro obras: Notícias do Reino, Os profetas, Respigas de Luz e O Evangelho sem Mistérios nem véus.

        Em crônica irônica, publicada na Gazeta de Notícias, em 5 de outubro de 1885, Machado de Assis afirma que esteve na Federação Espírita Brasileira e, entre outras coisas, disse que ia fundar uma “igreja espírita” em Santo Antônio de Pádua, mas foi impedido pelo código de posturas da Câmara Municipal da cidade, onde se lia, no artigo 113 do código: “Fica proibido fingir-se de inspirado por potências invisíveis, ou predizer cousas tristes ou alegres”.

        E você pergunta, alma amiga: O que isso tem a ver com o Sr. Moutinho? Até o final desta crônica ficará sabendo...

        Allan Kardec afirmou que o Espiritismo é uma ciência de observação que não se aprende em poucos anos. Para ser um sábio, diz o Codificador, é necessário três quartas partes da existência dedicada à pesquisa teórica e prática. Como ¾ de 96 dá 72, e Moutinho dedicou 76 anos de sua vida ao estudo e divulgação do Espiritismo, podemos dizer que ele foi autêntico sábio.

        Pois bem, quando cheguei a Brasília em 1980, Moutinho era o coordenador das reuniões de estudo e prática mediúnica na FEB. Eu viera de Barreiras, BA, onde o Espiritismo começava a ocupar seu espaço e, mesmo sendo bastante jovem aos 28 anos, como Moutinho, desde os 20 anos, eu atuava na seara espírita. Após cerca de oito anos de estudo e prática da Doutrina Espírita, por já tentar alguns ensaios na área mediúnica, ingressei no curso coordenado por Moutinho, e a lição que recebi dele serviu-me como parâmetro por toda a atual existência.

        Juntamente com outros irmãos e irmãs, tentei a psicografia, no curso oferecido pela FEB, mas, como já ocorrera antes, ao invés de ser influenciado por uma entidade estranha, tudo o que eu escrevia era fruto de minhas leituras acendradas, como verdadeiro “devorador” de obras espíritas. Já havia lido as obras do chamado “pentateuco kardequiano” diversas vezes, além de Chico, Divaldo Franco, Yvonne Pereira etc. Por outro lado, como dizem que “em terra de cego, quem tem um olho é rei”, na Bahia, a cadeira de palestrante das reuniões públicas era quase cativa minha. Também dirigia reuniões mediúnicas, mas atuava como “doutrinador”...

        Como não era médium, na acepção verdadeira da palavra, e não percebia a influência de entidades espirituais enfermas ou desequilibradas, tudo o que eu psicografava, bem como minhas poucas manifestações psicofônicas, refletia a vontade anímica de ser “influenciado por potências invisíveis”, como dizia Machado de Assis. E essas supostas entidades, refletindo meu parco conhecimento espírita, só produziam textos ou falas que eu, o pretenso médium, considerava de grande elevação.

        Percebendo isso, nosso saudoso irmão Moutinho, agora no plano espiritual, alertou-me na época: “Tudo isso é seu. Não há Espírito, a não ser o seu em suas mensagens”. E eu me convenci definitivamente que, embora Allan Kardec tenha dito que, de certa forma, todos somos médiuns, seria hipocrisia de minha parte atribuir minhas ideias aos espíritos.

        Precisa-se observar atentamente o que é falado ou escrito numa reunião mediúnica, bem como submeter ao “consenso universal”, proposto por Allan Kardec, as mensagens mediúnicas, sejam elas escritas ou faladas. Por outro lado, assim como o médium que não estuda pode ser vítima de fraude espiritual, o que estuda muito pode também ser transmissor de mensagens anímicas. Principalmente quem só “recebe” mensagens de “espíritos elevados”.

        Por esse motivo, é raro o médium autêntico, como Chico Xavier, a pouco lembrada Zilda Gama, Yvonne Pereira e Divaldo Franco. Mas há inumeráveis médiuns simples e pouco badalados no movimento espírita que nos trazem preciosas informações dos espíritos, sejam eles perturbados e inferiores, sejam de grande elevação, como venho observando ao longo de cinco décadas de estudo e divulgação do Espiritismo. Alguns dos fenômenos transmitidos por eles já pude observar em meu próprio meio familiar, cuja comprovação seria fastidioso expor aqui. Fenômenos raros, pois, como disse Chico Xavier, “o telefone toca de lá para cá”. E os espíritos não estão à nossa disposição para se manifestarem quando exigimos e como queremos.

        Igualmente raro é alguém como João de Jesus Moutinho, a quem tive o privilégio de conhecer e beber da água cristalina de seus ensinamentos. Moutinho fora também, como Allan Kardec, de muito bom senso e sabedoria. Por esse motivo, não aceito cegamente tudo que é atribuído a uma “potência invisível”, mas continuo observando, estudando, aprendendo e praticando...

Obrigado, Sr. Moutinho!

Paz e luz! 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → Moutinho e o bom senso na prática mediúnica

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com