Obras de Pestalozzi

29/02/2020 12:56

            Pestalozzi é autor de obras como:

  • As Horas Noturnas de um Ermitão (1780), contendo uma coleção de pensamentos e reflexões. Em alemão: Die Abendstund iennes Einsiedlars);
  •  sua obra-prima Leonardo e Gertrudes (1781), um conto onde narra a reforma gradual feita primeiro numa casa, depois numa aldeia, frutos dos esforços de uma mulher (Gertrudes) boa e dedicada. Em francês: Léonard et Gertrude; Em alemão: Lienhard und Gertrud. “É em “Leonardo e Gertrude” que Pestalozzi expressa a idéia de que a família é a melhor escola e a mãe, a melhor professora, o temor a Deus é uma sabedoria fundamental e a religião um instrumento articulador para que o bem seja promovido” (SIQUEIRA, 2012, p. 59-60).

 

            É graças a obra Leonardo e Gertrudes que Pestalozzi saiu do anonimato e ganhará o mundo, inclusive a América do Norte, como ressalta Soëtard (2009), em artigo traduzido por Joana Peixoto, intitulado: A circulação das ideias pedagógicas: a necessária alteração dos conceitos e a perspectiva teórica de Pestalozzi na América do Norte. Nos Estados Unidos, James Carter implantou o método de Pestalozzi em sua escola em Lancaster; Woodbridge em New England; Alcoot em Connecticut; Harris em St. Louis; Sheldon em Oswego. Em 1848, Sheldon fundou uma escola onde

 

reunia os mestres aos sábados e lhes expunha o método do pedagogo suíço: “O sistema que nós adotamos”, diz ele em um de seus relatórios, “é chamado com justeza de pestalozziano, porque é a Pestalozzi - o maior de todos os reformadores modernos em termos de educação - a quem é preciso atribuir o desenvolvimento e, sobre diversos pontos importantes, a origem das idéias que está na base do sistema” (SOËTARD, 2009, p. 17).

 

            Escreveu ainda as obras

  • Minhas indagações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espécie humana (1797). Em francês: Mes recherches sur la marche de la nature dans l’évolution du genre humain;
  • Como Gertrudes ensina suas crianças (1801), onde expõe sua didática pedagógica e seu método de partir do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo. Em francês: Comment Gertrude instruit ses enfants; Em alemão: Wie Gertrud ibre Kinder Lehrt.

 

o livro é composto por quatorze cartas, sendo as três primeiras exposições dos princípios básicos de suas teorias pedagógicas através de suas experiências e de sua própria biografia; as cartas de número quatro a número onze, mostras da educação intelectual e a de número doze da educação física. Por último, as cartas de número treze e quatorze são as que falam sobre a educação moral e religiosa (SIQUEIRA, 2012, p. 76).

  • Cartas sobre Educação Infantil. Série de cartas escritas por Pestalozzi entre 1818 e 1819;
  • Canto do Cisne. Autobiografia, publicada um ano antes de sua morte, em 1826.

 

            Fruto de sua militância política, Pestalozzi escreveu ainda obras de caráter político

  • Oui ou non ? Considérations sur l’humeur politique d el’humanité européenne dans les hautes et basses classes par un homme libre (obra na qual reflete sobre a Revolução Francesa);
  • À l’Innocence, à la gravité et à la noblesse de mon époque et de ma patrie.

 

 

Referências Bibliográficas

SIQUEIRA, Luíza de Lima. A família e a escola como ambientes formadores segundo Pestalozzi. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2012.

SOËTARD, Michel. A circulação das ideias pedagógicas: a necessária alteração dos conceitos e a perspectiva teórica de Pestalozzi na América do Norte. Tradução de Joana Peixoto. Educativa, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 11-29, jan./jun. 2009. Acesso em: 26 fev. 2020.

 

Filosofia Política → Filosofia ModernaIluminismoPestalozzi → Obras de Pestalozzi