Orai sempre

21/02/2024 19:34

        — Salve, alma amiga! Espero que gozes de boa saúde e acates minhas sugestões.

        Era meu cérebro falando comigo. Pensei. Em resposta, disse-lhe para ficar à vontade no que me desejava sugerir.

        — Lembras-te do que te disse outro dia sobre a importância de orar incessantemente e vigiar teus pensamentos e atos?

        — Sim. Respondi-lhe incontinenti...

        — Pois bem, por mais que sejas bem-humorado e tenhas boa intenção, nem sempre o que dizes ou escreves será entendido com base em tua bitola. Vigia e ora, amigo caroável.

        — É verdade, amigo cérebro, os registros doutros teus irmãos nem sempre correspondem aos meus. Daí eu ter percebido o sentido do que me disse um mestre: “Quem semeia vento, colhe tempestades”.

        — Isso mesmo, estando teu mestre morando em minha casa, é fundamental que ouças sua sábia voz. Frequentemente, os seres que se manifestam por mim te dirigem os passos, os gestos, a voz e mesmo o olhar. Daí a razão de Rivail, quando adaptou o provérbio sobre tua companhia: “Dize o que tu pensas e eu te direi em que companhia espiritual te encontras”.

        — Grande professor e sábio foi o Rivail, mais conhecido entre os gauleses como Allan Kardec... Muito modesto e prudente, preferiu anotar e comentar tudo que ouvia, via e lia sob pseudônimo com esse nome. Obrigado, cérebro amigo.

        — Apenas registro o que teu guia te diz. Agradeça a ele, que aqui está, pois tudo o que ouviste e anotaste nada mais é do que manifestação do teu protetor. Cuida-te!

        — Engraçadinho... Então estavas fingindo ser o órgão, quando na realidade te manifestavas por ele, não é mesmo? Doravante, tratar-te-ei simplesmente por guia.

        — Isso mesmo, sou teu guia, como o Cristo é o guia e modelo da humanidade. Mas não te esqueças de que é preciso afastar, nos teus registros cerebrais, qualquer ideia má, com um Pai Nosso. Em seguida,  substituir a ideia má por outras duas boas. Essa é a senha para que eu atenda, em nome de nosso Pai, tua oração e te sugira boas resoluções.

        — Seguirei contigo até o fim, meu guia e bom amigo.

        — Isso mesmo. Estarei contigo sempre, mas assim como o corpo alimenta-se com o elemento orgânico, nunca te esqueças de que o alimento de tua alma é o elemento espiritual. Lembra-te, também, das palavras do Cristo sobre os que são seus discípulos: — Estão no mundo, mas não são do mundo.

        — Mais uma vez, obrigado meu guia.

        — Paz ao teu coração. Faze sempre o bem. Nunca te exaltes ante quaisquer novas agressões das almas invigilantes encarnadas, dirigidas pelos maus espíritos. Por fim, não te esqueças jamais destas sábias palavras de Jesus, repetidas por seus apóstolos: “Orai sempre”. Fica com Deus!

Então me lembrei de uns versinhos que escrevi na juventude, ao passar por uma crise com pessoa amiga. Poema que agora completo, pelas luzes do Espiritismo cristão:

 

Oração e caridade (Irmão Jó)

 

Hora de crise, irmão, hora difícil...

Orai e vigiai, bondoso irmão.

O sino tange forte na capela,

Mas está só no Cristo a solução...

 

Jesus é o Senhor Consolador

Representado em vós por vosso guia,

Que vos alivia da angústia e dor

Dá-vos a paz e cala-vos o grito.

 

Este é o Caminho certo e o Espiritismo

Vos esclarece agora em Verdade

Que a Vida vista pelo Cristianismo

Tem seu roteiro sempre na bondade.

 

Por isso é bom sejais sempre indulgente,

Perdoeis sempre, pois sempre o perdão

Mostra-vos alma tão benevolente

Que tem na caridade a salvação.

 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → Orai sempre

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com