OS JOVENS E O ESPIRITISMO

30/08/2023 22:05

        Alma amiga, estivemos refletindo sobre a função da “invasão organizada” das gerações atuais, enviadas pelo Cristo à Terra e resolvemos sintetizar, nesta crônica, as revelações sobre o tema, desde os conselhos salomônicos até nossos dias. Em Provérbios, 1:8 e 9, aconselha Salomão: “8Escuta, meu filho, a disciplina do teu pai, não desprezes a instrução da tua mãe, 9pois será formoso diadema em tua cabeça e colar em teu pescoço”.

        Em seguida, Provérbios, 2:1, 2 e 5 propõe: “1Se aceitares, meu filho, minhas palavras e conservares meus preceitos, 2dando ouvidos à sabedoria, e inclinando o teu coração ao entendimento; 5[...] encontrarás o conhecimento de Deus”.

        Destacamos, por fim, o que Salomão diz para a juventude em 6:16 a 19: “16 Seis coisas detesta Deus, e a sétima a sua alma abomina: 17olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam o sangue inocente, 18coração que maquina planos malvados, pés que correm para a maldade, 19testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia discórdia entre irmãos”.

        Por fim, destaco esta frase de Salomão em Eclesiastes, “12: Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”.

        Quem atende essa recomendação é feliz desde a juventude, mas isso não significa que não mais haja esperança de felicidade para quem só se lembra do Senhor no fim de sua existência. Como disse Jesus, Deus faz nascer o sol e cair a chuva sobre justos e injustos, embora tenhamos de colher aquilo que semeamos, seja isso o bem ou o mal.

         Assim como já dissera Jeremias, 31:29 e 30, eis o que diz o profeta Ezequiel, 18:2 a 4: “2Que vem a ser este provérbio que vós usais na terra de Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos ficaram embotados’? 3Por minha vida, oráculo do Senhor, não repetireis jamais este provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem, tanto a vida do pai, como a do filho. Pois bem, aquele que pecar, esse morrerá”. E, nos versículos 14 a 17 complementa Ezequiel que todo jovem que observa a Lei de Deus e pratica a caridade “não morrerá pelas iniquidades de seu pai, antes, certamente viverá”. Isso significa, também, que a observância aos mandamentos divinos é fundamental a uma vida espiritual feliz. Cada ser responde pelos próprios atos e não pelos de outrem, salvo se for seu cúmplice.

        Cerca de 740 a.C. Isaías, considerado o profeta que mais anunciou a vinda à Terra do Messias ou Cristo, disse o seguinte: “E será que, de lua nova em lua nova e de sábado em sábado, toda a carne virá adorar perante mim, diz o Senhor” (Isaías, 66:23).

        Ao serem cumpridas as profecias, eis o que Jesus diz a seus discípulos que tentavam impedir as crianças de irem a ele: “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, porque o Reino dos Céus pertence aos que lhes são semelhantes” (Mateus: 19:14). Sobre essa frase de Jesus, comenta Allan Kardec, no capítulo 8, item terceiro d’O Evangelho Segundo o Espiritismo: “A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. É por isso que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como a da humildade”. Mas na última frase do item 10, alerta-nos: “Não basta [...] ter as aparências da pureza; é preciso, acima de tudo, ter a pureza do coração”.

        Na obra Amanhecer de uma nova era, o Espírito de Manoel Philomeno de Miranda esclarece-nos que a Terra se encontra em período de transição. Para aqui, estão sendo encaminhados espíritos de alta evolução moral, com o objetivo de reencarnarem e auxiliarem-nos na construção de um mundo melhor. Os réprobos, desajustados em relação à lei do amor, serão banidos daqui para mundo compatível com seu estado evolutivo, onde expiarão suas faltas, mas também terão oportunidade de evoluir, trabalhados pelo arrependimento e pela dor.

        É por esse motivo que, atualmente, observamos a participação de verdadeiros gênios mirins e jovens em programas televisivos que promovem suas manifestações artísticas e intelectuais, o que jamais ocorreu com essa intensidade. Confiemos em Jesus, que nos socorre com as almas elevadas desde sempre. Com a devida urgência, mas sem açodamento, parafraseando mensagem do espírito de Bezerra de Menezes sobre o tema união e unificação. Pois o jugo suave e o fardo leve do Cristo vêm sendo conduzidos amorosamente pelos jovens atuais, cuja missão é transformar o mundo em benefício dos mansos: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra” (Mateus, 5:5).

        Será essa nova geração que promoverá o grande avanço nas áreas da ciência, das artes, da filosofia, da tecnologia e das religiões. E nisso, grande influência já tem o Evangelho, que prepara o terreno da humanidade há 2023 anos, e o Espiritismo, em cumprimento à promessa de Jesus, registrada por João:14, ao anunciar a vinda do Consolador, confirmada pela obra de  Allan Kardec, há 166 anos, após lançamento, em Paris, França, d’O Livro dos Espíritos.

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → OS JOVENS E O ESPIRITISMO

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com