OS SETE PECADOS CAPITAIS E SEU ANTÍDOTO POR MACHADO

23/08/2023 21:12

        Há algum tempo, Machado não me visitava os devaneios. Ontem à noite, preocupado com a revisão duma obra literária, que espero ver publicada nos próximos dias, adormeci muito tarde. Tão tarde, que já era hoje, pois fechei os olhos às duas horas. Foi então que o Bruxo do Cosme Velho apareceu-me e, após as saudações iniciais correspondidas, disse-me que gostaria de dialogar comigo sobre os sete pecados capitais e seu antídoto capital... Agradeci-lhe a proposta e ele começou a falar, não segundo a importância, mas na ordem alfabética de cada um:

        — A cada um desses vícios, contrapõe-se uma virtude. Começo pela avareza. Também chamada usura, ela é o excessivo apego ao dinheiro. Seu antídoto é a generosidade. Mas ninguém é avaro só por ser rico e, sim, pelo apego exagerado ao que tem. A avareza, como disse o Papa Gregório I,  é mãe de sete transgressões: dureza de coração, fraude, inquietude, mentira, perjúrio, traição e violência. É pecado próprio do egoísta.

        — Qual é o segundo pecado, Machado? Perguntei-lhe emocionado pela alta distinção de sua visita.

        — O segundo pecado é o da concupiscência ou luxúria, ou seja, o desejo excessivo de prazeres sensuais e de bens materiais, corrompedores dos costumes. Opõe-se a ela a castidade.

        — E o terceiro, mestre?

        — Mestre, mesmo, é Jesus Cristo, amigo Jó. O terceiro pecado de nossa lista é a gula. Seu antídoto é a temperança. Desejo incontido por alimento e bebida, a gula é causa de muitos males orgânicos.

        — Certo, ó guru! Vamos, então, para o quarto pecado.

        — É a inveja, desejo exacerbado pelas posses, habilidades, status, ou seja, por tudo o que outrem possui e o invejoso não tem. Opõe-se à caridade. Ao sentir-se mal pelo que o outro tem e ele ou ela não tem, tal pessoa não se conforma com isso. Por isso, recomendo-lhe discrição em relação às suas posses, mesmo que sejam ínfimas...

        — Sigamos para o quinto pecado, a ira ou cólera, certo?

        — Sim, Jó. Opõe-se à paciência. Sentimento de raiva e vontade de vingar-se, costuma impulsionar os povos aos conflitos bélicos.

        — O sexto é o orgulho ou soberba. Já sei que o amigo vai dizer-me que seu oposto é a humildade, não é mesmo?

        — Certo. Vejo que você se antecipa com acerto ao que lhe falaria, querido Jó. O orgulho, pior dos pecados capitais, é tido como a fonte de todos os vícios humanos.

        — Por fim, aparece a preguiça em nossa lista, generoso mentor.

        — Se não fosse Jesus, nosso modelo e guia, que nos afirmou que o Pai trabalha, e ele também trabalha, não teríamos a perfeita noção de quanto nos é prejudicial esse pecado, que se opõe à diligência, ao trabalho. A moleza tem sido empecilho a que pessoas inteligentes não prosperem. Por isso mesmo, uma de minhas frases conhecidas é a de que o trabalho move o mundo.

        Muito feliz, agradeci a visita de Machado. Ele sorriu, despediu-se e, ao reentrar em sua nave piramidal para partir, sugeriu-me concluir esta crônica com o poema do espírito Maria Dolores, verdadeiro antídoto contra quaisquer pecados:

 

Riqueza mais alta

 

Dizes-te, à vezes, pobre e sem recursos,

Que ninguém te sorri...

Entretanto, não vês que trazes, ao dispor,

Um tesouro de vida superior,

Que podes espalhar, começando de ti.

 

Ergue-se de teu verbo o ensejo santo

De transmitir o bem a quem te escuta

Exterminando o mal... Guardas, portanto,

A magia do Céu e o doce encanto

Da voz que estende a paz e extingue a luta.

 

Tens nos olhos e ouvidos sentinelas,

De modo a ver em ti e, em derredor,

Os males a vencer, rixas e bagatelas,

Na construção do bem pelo qual te desvelas,

Em louvor do melhor.

 

Tens nas mãos duas harpas prodigiosas

Capazes de entoar a melodia

Da beleza, do amor e da alegria,

Criando arte e cultura, luz e rosas

Ao sol de cada dia.

 

Dizes-te, às vezes, pobre e sem recursos,

Que ninguém te sorri...

No entanto, tens contigo, seja em qualquer lugar,

A bênção de servir e trabalhar,

A riqueza mais alta que já vi...

 

DOLORES, Maria (Espírito). Alma e Vida. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. São Paulo: Cultura Espírita União, 1984.

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → OS SETE PECADOS CAPITAIS E SEU ANTÍDOTO POR MACHADO

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com