Palavras de Luz

09/05/2023 19:40

      No último sábado, 2 de maio de 2023, junto da esposa querida, Maria de Lourdes, expusemos a pequeno grupo, na FEB, nossa reflexão sobre esta frase, destacada na obra Palavras de Luz: “Apequenar-se para ajudar, sem perder altura, é assegurar a melhoria de todos, acentuando a própria sublimação”.

        A frase foi retirada da obra Pensamento e Vida, capítulo 10. É do Espírito  Emmanuel e foi psicografada por Chico Xavier.

        No estudo preparatório que fizemos em casa, Lourdes propôs-nos a citação doutras frases manuelinas, tiradas da obra Vinha de Luz, que nos reforça os gestos de simpatia e humildade, como convite a oferecer o melhor de nós aos nossos irmãos ao transmitir-lhes algo de nosso conhecimento:

“- Sem ofuscá-los com nossa luz;

- Sem molestá-los com nossa posse;

- Sem criticar os atos alheios” etc.

        Concluímos, então, que ao expressar bons pensamentos, estaremos sintonizados com os bons espíritos e nossas vibrações serão agradáveis, mas se nosso pensar for negativo, atrairemos os espíritos maus e consequentemente as más vibrações. Ou seja, nossas vibrações boas ou más influenciam os que nos veem e ouvem. Repercutem a nosso favor ou contra nós. Quando Jesus nos recomenda: “Brilhe a vossa luz [...]”, complementa: “[...] diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus, 5:16).

        Desse modo, conclui Emmanuel em Pensamento e Vida que “apenas o amor puro é capaz de criar em nossa mente a energia da luz Divina a expandir-se de nós em reflexos de protetora renovação”, ou seja, nos convidando à renovação que começa nos próprios pensamentos. Portanto, cabe-nos buscar o bem, as boas ações, trabalhar, amar, servir e perdoar sempre.

        É desse modo que estaremos agindo de acordo com o contido na questão 886 d’O Livro dos Espíritos, ou seja, no verdadeiro sentido da caridade, como a entendia Jesus, com “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas”.

        Esse deve ser um exercício diário, que obras como as citadas e outras, que complementam seu portentoso edifício, a Doutrina Espírita coloca-nos à disposição para nos mantermos sempre sintonizados com a mensagem de Jesus. Nossa luz brilhará quando nos fizermos humildes e devotados a todos, amando, servindo e perdoando sempre quem caminha conosco ou cruza nossos passos no breve estágio em que exercitamos a caridade, lei maior de Deus, que é o Amor em sua sublime expressão.

 

 

Espiritualidade e PolíticaEspiritualidade → Crônicas Espíritas → Palavras de Luz

Sobre o Autor

Jorge Leite de Oliveira é

Consultor Legislativo aposentado da CLDF. Formação acadêmica: Bacharel em Direito (Advogado, OAB/DF 16922); grad. em Letras (UniCEUB); pós-grad. em Língua Portuguesa(CESAPE/DF) e em Literatura Brasileira (UnB); Mestre em Literatura e Doutor em Literatura pela UnB. Professor de Língua Portuguesa, Redação, Orientação de Monografia, Literatura e Pesquisas, no UniCEUB, de 1º set. 1988 a 1º jul. 2010. Palestrante, escritor, revisor e articulista espírita. Autor do Blog: <jojorgeleite.blogspot.com/>.

 

Autor dos livros:

1. Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 10. ed. 1. reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

2. Guia prático de leitura e escrita. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3. Chamados de Assis: espaços fantásticos do Rio mutante na obra machadiana. Curitiba, PR, 2018.

4. Da época de estudante de Letras: edição esgotada: Mirante: poesias. Brasília: Ed. do autor, 1984.

5. Texto técnico: guia de pesquisa e de redação. 3. ed. rev., ampl. e melhorada. Brasília: abcBSB, 2004 (também esgotada).

 

Contato:

jojorgeleite@gmail.com