Filosofia da Educação I

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Pedagogia

PERÍODO LETIVO: 2023.1

TURMA: 1

DISCIPLINA: Filosofia da Educação I

SIGLA: IPP003

CARGA HORÁRIA TOTAL:  60H

CRÉDITOS: 4.4.0

TEÓRICA:  60H

PRÁTICA: 0

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

  Horário das aulas teóricas:

3ª. Feira - 7h00 às 08:40h e 5ª. Feira - 10h às 11:40h


 

 

EMENTA

 O conceito de Filosofia. A filosofia no Mundo Antigo. O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia. Correntes Filosóficas modernas. O sentido e a tarefa da filosofia na educação. A educação e os valores.

 

OBJETIVOS

 Compreender a reflexão filosófica como forma de conhecimento e seus principais desenvolvimentos na história, especialmente aqueles que interessam à educação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


   Filosofia: Nascimento e Conceito

A Filosofia no Mundo Antigo

O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia

Sócrates, Platão e Aristóteles

Projeto Ético-Político-Pedagógico na República de Platão

Leia mais: https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/projeto-etico-politico-pedagogico-na-republica-de-platao/

Vídeos: 1. Sócrates; 2. Sócrates e a Ética; 3. A República de Platão (parte 1, parte 2); 4. A Alegoria da Caverna 5. A Ética em Aristóteles; 6. A Amizade em Aristóteles

   Filosofia Oriental

   Budismo, Taoísmo, Yoga

   Educação e Filosofia no Antigo Oriente

   Vídeos: 1. Filosofia Oriental; 2. Filosofia Budista;

   3. O Budismo e a Ética da Compaixão; 4. A Filosofia do Yoga

A paideia cristianizada:

Santo Agostinho, São Tomás de Aquino

Filosofia Árabe ou Islâmica

   Correntes Filosóficas Modernas

   João Amós Comenius e a Didática Magna

O sentido e a tarefa da filosofia na educação

Filosofia, Educação e Tecnologia

(Texto 1, Texto 2, Texto 3)

   A educação e os valores

   O que é ética?, Filosofia, Ética e Sociedade 

   Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2

 

 
 
 
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

Avaliação 1: Apresentação, Debates e Participação nas Aulas

(vale 10 pts)

 

Avaliação 2: Prova Escrita Dissertativa

(vale 10 pts)

 

 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

 

COMPLEMENTAR

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1962.

DELEUZE, G. ; GUATTARI, F.  O que é a filosofia. Rio de Janeiro, 1992.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005