Filosofia da Educação I
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
|||
CURSO: Pedagogia |
PERÍODO LETIVO: 2023.1 |
TURMA: 1 |
|
DISCIPLINA: Filosofia da Educação I |
SIGLA: IPP003 |
||
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H |
CRÉDITOS: 4.4.0 |
||
TEÓRICA: 60H |
PRÁTICA: 0 |
PRÉ-REQUISITO: |
|
PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
|||
E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |
3ª. Feira - 7h00 às 08:40h e 5ª. Feira - 10h às 11:40h
EMENTA
O conceito de Filosofia. A filosofia no Mundo Antigo. O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia. Correntes Filosóficas modernas. O sentido e a tarefa da filosofia na educação. A educação e os valores.
OBJETIVOS
Compreender a reflexão filosófica como forma de conhecimento e seus principais desenvolvimentos na história, especialmente aqueles que interessam à educação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Filosofia: Nascimento e Conceito |
|
Educação e Filosofia no Antigo Oriente Vídeos: 1. Filosofia Oriental; 2. Filosofia Budista; |
|
Correntes Filosóficas Modernas João Amós Comenius e a Didática Magna |
|
A educação e os valores O que é ética?, Filosofia, Ética e Sociedade Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2 |
|
Avaliação 1: Apresentação, Debates e Participação nas Aulas
(vale 10 pts)
Avaliação 2: Prova Escrita Dissertativa
(vale 10 pts)
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
COMPLEMENTAR
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1962.
DELEUZE, G. ; GUATTARI, F. O que é a filosofia. Rio de Janeiro, 1992.
GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005