Filosofia da Educação I

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Pedagogia

PERÍODO LETIVO: 2020.1

TURMA: 1

DISCIPLINA: Filosofia da Educação I

SIGLA: IPP003

CARGA HORÁRIA TOTAL:  60H

CRÉDITOS: 4.4.0

TEÓRICA:  60H

PRÁTICA: 0

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Horário das aulas teóricas:

5ª. Feira - 7h00 / 8h50; 6ª Feria - 9h00 / 10h50

As aulas serão transmitidas através da plataforma do Google Meet, em link a ser disponibilizado posteriormente.

 

EMENTA

 O conceito de Filosofia. A filosofia no Mundo Antigo. O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia. Correntes Filosóficas modernas. O sentido e a tarefa da filosofia na educação. A educação e os valores.

 

OBJETIVOS

 Compreender a reflexão filosófica como forma de conhecimento e seus principais desenvolvimentos na história, especialmente aqueles que interessam à educação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


   Filosofia: Nascimento e Conceito

A Filosofia no Mundo Antigo

O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia

Sócrates e Platão

Vídeos: 1. Sócrates; 2. Sócrates e a Democracia; 3. A República de Platão (parte 1, parte 2); 4. A Alegoria da Caverna

   Filosofia Oriental

   Educação e Filosofia no Antigo Oriente

   Vídeos: 1. Introdução à Filosofia Oriental; 2. A Filosofia do Yoga

A paideia cristianizada: Agostinho, Alcuíno de York e Tomás de Aquino

   Correntes Filosóficas Modernas

   Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação

   (Texto 1, Texto 2, Texto 3, Texto 4)

O sentido e a tarefa da filosofia na educação

Filosofia, Educação e Tecnologia

(Texto 1, Texto 2, Texto 3)

   A educação e os valores

   Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2

 

 
 
 
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

Avaliação 1: Debates e Participação nas Aulas

Temas para debates: paideia grega, paideia cristianizada, temas atuais

A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: debate = 3,0 pts; participação nas aulas = 7,0 pts

O discente que não participar dos debates em sala de aula terá nota 0,0. Da mesma forma, o discente que não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.

 

Avaliação 2: Produção de Blog ou Site Pedagógico/Educacional

valendo 10 pts

 

Avaliação 1: Seminário e produção de vídeo

apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)

produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)

A nota da primeira avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 7,0 pts; produção do vídeo = 3,0 pts

O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0.

 

Avaliação 3: Prova Escrita

dissertativa, valendo 10 pts

 

 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1962.

ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

BASSO, M. A atividade filosófica. Os pensadores originais. Brasília: Universa, 1997.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática.

DELEUZE, G. ; GUATTARI, F.  O que é a filosofia. Rio de Janeiro, 1992.

MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

 

COMPLEMENTAR

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005