Filosofia da Educação I
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
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CURSO: Pedagogia |
PERÍODO LETIVO: 2020.1 |
TURMA: 1 |
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DISCIPLINA: Filosofia da Educação I |
SIGLA: IPP003 |
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CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H |
CRÉDITOS: 4.4.0 |
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TEÓRICA: 60H |
PRÁTICA: 0 |
PRÉ-REQUISITO: |
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PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
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E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |
Horário das aulas teóricas:
As aulas serão transmitidas através da plataforma do Google Meet, em link a ser disponibilizado posteriormente.
EMENTA
O conceito de Filosofia. A filosofia no Mundo Antigo. O Ideal de Formação no Mundo Grego: Paidéia. Correntes Filosóficas modernas. O sentido e a tarefa da filosofia na educação. A educação e os valores.
OBJETIVOS
Compreender a reflexão filosófica como forma de conhecimento e seus principais desenvolvimentos na história, especialmente aqueles que interessam à educação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Filosofia: Nascimento e Conceito |
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Educação e Filosofia no Antigo Oriente Vídeos: 1. Introdução à Filosofia Oriental; 2. Filosofia Budista; |
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Correntes Filosóficas Modernas ESTE TÓPICO NÃO SERÁ COBRADO NA PROVA FINAL Teoria do Conhecimento e Epistemologia em Educação |
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A educação e os valores O que é ética?, Filosofia, Ética e Sociedade Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2 |
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Avaliação 1: Debates e Participação nas Aulas
Temas para debates: paideia grega, paideia cristianizada, temas atuais
A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: debate = 3,0 pts; participação nas aulas = 7,0 pts
O discente que não participar dos debates em sala de aula terá nota 0,0. Da mesma forma, o discente que não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.
Avaliação 2: Produção de Blog ou Site Pedagógico/Educacional
valendo 10 pts
Avaliação Final
1. O aluno ou aluna que não atingir a média estabelecida pela Universidade para aprovação na disciplina, deverá realizar uma prova final, que ocorrerá através dos meios tecnológicos disponíveis, com preferência para o aplicativo Telegram que, até o momento, é o que melhor tem possibilitado a realização de aulas síncronas, onde as aulas ocorrem sem grandes problemas. 2. Através deste aplicativo, será realizado uma prova oral, através de um chat de voz que será iniciado no aplicativo (do mesmo modo como acontecem as aulas síncronas). 3. O conteúdo para a avaliação da prova oral será o conteúdo estudado ao longo da disciplina e que se encontra disponível neste plano de ensino (através dos links que direcionam para os textos e videoaulas utilizados como conteúdo de aula) 4. O professor então, no dia marcado para avaliação, dará início a prova final, fazendo perguntas para os que estiverem presentes no chat, indicando o aluno ou aluna que deve responder a pergunta. 5. Para obtenção de nota, o aluno ou aluna deve responder as questões, de acordo com o conteúdo disponibilizado pelo professor.
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Avaliação 1: Seminário e produção de vídeo
apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)
produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)
A nota da primeira avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 7,0 pts; produção do vídeo = 3,0 pts
O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0.
Avaliação 3: Prova Escrita
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1962.
ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
BASSO, M. A atividade filosófica. Os pensadores originais. Brasília: Universa, 1997.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática.
DELEUZE, G. ; GUATTARI, F. O que é a filosofia. Rio de Janeiro, 1992.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
COMPLEMENTAR
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005