Filosofia da Educação

 

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Licenciatura em Educação Física

PERÍODO LETIVO: 2020.1

TURMA: 1

DISCIPLINA: Filosofia da Educação

SIGLA: IPC013

CARGA HORÁRIA TOTAL:  60H

CRÉDITOS: 4.4.0

TEÓRICA:  60H

PRÁTICA: 0

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Horário das aulas teóricas:

2ª. Feira - 9h00 / 10h50; 4ª Feria - 9h00 / 10h50

As aulas serão transmitidas através da plataforma do Google Meet, em link a ser disponibilizado posteriormente.


EMENTA

A educação como problema filosófico. O corpo, o sensível e o inteligível: o ideal educativo grego. Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética. Teorias do conhecimento em educação. Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga.

 

OBJETIVOS

Abordar as dimensões filosóficas/epistemológicas da educação e sua relação com a Educação Física, a formação do educador e sua prática profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A educação como problema filosófico

   O Ideal Educativo Grego: Sócrates e Platão

   Vídeos: 1. Sócrates; 2. Sócrates e a Democracia; 3. A República de Platão (parte 1, parte 2); 4. A Alegoria da Caverna

Noções de Filosofia Oriental; Budismo; Taoísmo

Vídeos: 1. Introdução à Filosofia Oriental; 2. A Filosofia do Yoga

   Correntes Filosóficas Modernas:

   Iluminismo, Kant, Rousseau, Pestalozzi  

  Vídeos: 1. O Contrato Social de Rousseau; 2.   Que é o Esclarecimento?

Correntes Filosóficas Contemporâneas:

John Dewey; Paulo Freire; Matthew Lipman

Vídeos: 1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman; 2. Jovens Filósofas

   Teorias do Conhecimento em Educação (Texto1, Texto2)

Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética

Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2

    Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga

 

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação 1: Debates e Participação em Sala de Aula

A nota da primeira avaliação será dividida da seguinte forma: debates = 3,0 pts; participação em sala de aula = 7,0 pts

O discente que não participar dos debates em sala de aula terá nota 0,0. Da mesma forma, o discente que não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.

 

Avaliação 2: Produção de Blog ou Site Pedagógico/Educacional

valendo 10 pts

 

Avaliação 2: Seminário e produção de vídeo

apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)

produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)

A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 6,0 pts; produção do vídeo = 4,0 pts

O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0

 

Avaliação 3: Prova Escrita

dissertativa, valendo 10 pts

 


 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.

JAEGER, Werner. Paideia: a Formação do Homem Grego. Trad. por Artur M. Parreira. São Paulo: Editor Heber, 1969.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

 

 

COMPLEMENTAR

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 47. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 20).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 2 ed. Campinas: Papirus, 1987.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005