Filosofia da Educação

 

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

CURSO:  Licenciatura em Educação Física

PERÍODO LETIVO: 2020.1

TURMA: 1

DISCIPLINA: Filosofia da Educação

SIGLA: IPC013

CARGA HORÁRIA TOTAL:  60H

CRÉDITOS: 4.4.0

TEÓRICA:  60H

PRÁTICA: 0

PRÉ-REQUISITO:

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

Horário das aulas teóricas:

2ª. Feira - 9h00 / 10h50; 4ª Feria - 9h00 / 10h50

As aulas serão transmitidas através da plataforma do Google Meet, em link a ser disponibilizado posteriormente.


EMENTA

A educação como problema filosófico. O corpo, o sensível e o inteligível: o ideal educativo grego. Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética. Teorias do conhecimento em educação. Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga.

 

OBJETIVOS

Abordar as dimensões filosóficas/epistemológicas da educação e sua relação com a Educação Física, a formação do educador e sua prática profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A educação como problema filosófico

   O Ideal Educativo Grego: Sócrates e Platão

    Projeto Ético-Político-Pedagógico na República de Platão

   Vídeos: 1. Sócrates; 2. Sócrates e a Democracia; 3. A República de Platão (parte 1, parte 2); 4. A Alegoria da Caverna

Noções de Filosofia Oriental

Budismo, Taoísmo, Yoga

Vídeos: 1. Introdução à Filosofia Oriental; 2. Filosofia Budista; 3. A Filosofia do Yoga

   Correntes Filosóficas Modernas:

   Iluminismo, Kant, Rousseau, Pestalozzi

  Vídeos: 1. O Contrato Social de Rousseau; 2.   Que é o Esclarecimento?

Correntes Filosóficas Contemporâneas:

John Dewey; Paulo Freire; Matthew Lipman

Vídeos: 1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman; 2. Lipman, Peirce e Sócrates; 3. Jovens Filósofas

   Teorias do Conhecimento em Educação (Texto1, Texto2)

   ESTE TÓPICO NÃO SERÁ COBRADO NA PROVA FINAL

Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética

ESTE TÓPICO NÃO SERÁ COBRADO NA PROVA FINAL

Vídeos: 1. Ética e Moral - parte 1; 2. Ética e Moral - parte 2

    Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga

 

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação 1: Debates e Participação em Sala de Aula

A nota da primeira avaliação será dividida da seguinte forma: debates = 3,0 pts; participação em sala de aula = 7,0 pts

O discente que não participar dos debates em sala de aula terá nota 0,0. Da mesma forma, o discente que não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.

 

Avaliação 2: Produção de Blog ou Site Pedagógico/Educacional

valendo 10 pts

 
Avaliação Final

 

1. O aluno ou aluna que não atingir a média estabelecida pela Universidade para aprovação na disciplina, deverá realizar uma prova final, que ocorrerá através dos meios tecnológicos disponíveis, com preferência para o aplicativo Telegram que, até o momento, é o que melhor tem possibilitado a realização de aulas síncronas, onde as aulas ocorrem sem grandes problemas.

2. Através deste aplicativo, será realizado uma prova oral, através de um chat de voz que será iniciado no aplicativo (do mesmo modo como acontecem as aulas síncronas).

3. O conteúdo para a avaliação da prova oral será o conteúdo estudado ao longo da disciplina e que se encontra disponível neste plano de ensino (através dos links que direcionam para os textos e videoaulas utilizados como conteúdo de aula)

4. O professor então, no dia marcado para avaliação, dará início a prova final, fazendo perguntas para os que estiverem presentes no chat, indicando o aluno ou aluna que deve responder a pergunta.

5. Para obtenção de nota, o aluno ou aluna deve responder as questões, de acordo com o conteúdo disponibilizado pelo professor.

 


Avaliação 2: Seminário e produção de vídeo

apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)

produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)

A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 6,0 pts; produção do vídeo = 4,0 pts

O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0

 

Avaliação 3: Prova Escrita

dissertativa, valendo 10 pts

 


 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.

JAEGER, Werner. Paideia: a Formação do Homem Grego. Trad. por Artur M. Parreira. São Paulo: Editor Heber, 1969.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

 

 

COMPLEMENTAR

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 47. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 20).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 2 ed. Campinas: Papirus, 1987.

GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005