Filosofia da Educação
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
|||
CURSO: Licenciatura em Educação Física |
PERÍODO LETIVO: 2021.2 |
TURMA: 1 |
|
DISCIPLINA: Filosofia da Educação |
SIGLA: IPC013 |
||
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H |
CRÉDITOS: 4.4.0 |
||
TEÓRICA: 60H |
PRÁTICA: 0 |
PRÉ-REQUISITO: |
|
PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
|||
E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |
2ª. Feira - 13h00 / 16h40
EMENTA
A educação como problema filosófico. O corpo, o sensível e o inteligível: o ideal educativo grego. Sentido e finalidade da Filosofia aplicada a Educação Física: educação do corpo, subjetividade, estética, ética. Teorias do conhecimento em educação. Gestão do conhecimento em educação: o currículo em voga.
OBJETIVOS
Abordar as dimensões filosóficas/epistemológicas da educação e sua relação com a Educação Física, a formação do educador e sua prática profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação 1
Participação em sala de aula através da apresentação de temas e debates (será avaliada ao longo da disciplina) = vale 10 pontos
O discente que não participar dos debates ou não tiver participação durante as aulas, terá nota 0,0.
Avaliação 2
Elaboração de uma atividade utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação, com temas voltados para a área da Filosofia e Educação Física (data da entrega: 05/09) = vale 10 pontos
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.
JAEGER, Werner. Paideia: a Formação do Homem Grego. Trad. por Artur M. Parreira. São Paulo: Editor Heber, 1969.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
COMPLEMENTAR
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 47. reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 20).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JAEGER, W. Paideia: A formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 2 ed. Campinas: Papirus, 1987.
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Edd.Soc. Campinas, vol.26.n.92, Out.2005