Filosofia da Educação II
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H
PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros
E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br
EMENTA
O sentido e a tarefa da Filosofia na educação. Concepção da filosofia e da educação. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Principais representantes do pensamento educacional moderno e contemporâneo. Fundamentos das teorias críticas e não críticas da Filosofia da Educação. Ideologia da educação brasileira no contexto histórico-social.
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno e contemporâneo. Filosofia da educação brasileira. Filosofia ameríndia. Filosofia, Tecnologia e Educação.
OBJETIVOS
Compreender os principais fundamentos teóricos da Filosofia da Educação, seu sentido e importância, bem como propiciar uma reflexão sobre as questões filosófico-pedagógicas e político-pedagógicas que emergem na própria atividade educadora procurando desenvolver um senso crítico a respeito dos fundamentos das principais práticas pedagógicas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno:
O Iluminismo (Texto1, Texto2), Rousseau (Texto1, Texto2), Pestalozzi
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional contemporâneo:
Filosofia da educação brasileira:
Anísio Teixeira, Paulo Freire (Texto1, Texto2)
Filosofia, Tecnologia e Educação.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação 1: Seminário e produção de vídeo
apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)
produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)
A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 6,0 pts; produção do vídeo = 4,0 pts
O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0.
Avaliação 2: Prova Escrita
dissertativa, valendo 10 pts.
Avaliação 3
Elaboração de um curso usando as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: vozes, 1998.
FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes. 1995.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1983.
MENDES, Durmeval Trigueiro.(Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
PAVIANI. Jayme. Problemas de filosofia da Educação. 3 ed. Caxias do Sul. EDUCS, 1986.
ROUSEAU, Jean-Jacques. Emilio ou da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004 – (Paidéia).
COMPLEMENTAR
DUSSEL, Enrique. La pedagógia latinoamericana. Bogotá. Lugar. Nueva América. Editorial. 1980
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUIRALDELLI Jr, Paulo; CASTRO, Suzana de. A nova filosofia da Educação: São Paulo: Manole, 2014.
GUIRALDELLI Jr. Paulo (Org). O que é Filosofia da Educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 3ª edição.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular. Brasi, 2007.