Filosofia da Educação II
IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA |
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CURSO: Pedagogia |
PERÍODO LETIVO: 2021.2 |
TURMA: 1 |
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DISCIPLINA: Filosofia da Educação II |
SIGLA: IPP008 |
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CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H |
CRÉDITOS: 4.4.0 |
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TEÓRICA: 60H |
PRÁTICA: 0 |
PRÉ-REQUISITO: |
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PROFESSOR: Dr. Alexsandro Melo Medeiros |
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E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br |

5ª. Feira - 09h00 / 10h40; Sábado - 07h00 / 08h40
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EMENTA
O sentido e a tarefa da Filosofia na educação. Concepção da filosofia e da educação. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Principais representantes do pensamento educacional moderno e contemporâneo. Fundamentos das teorias críticas e não críticas da Filosofia da Educação. Ideologia da educação brasileira no contexto histórico-social.
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno e contemporâneo. Filosofia da educação brasileira. Filosofia ameríndia. Filosofia, Tecnologia e Educação.
OBJETIVOS
Compreender os principais fundamentos teóricos da Filosofia da Educação, seu sentido e importância, bem como propiciar uma reflexão sobre as questões filosófico-pedagógicas e político-pedagógicas que emergem na própria atividade educadora procurando desenvolver um senso crítico a respeito dos fundamentos das principais práticas pedagógicas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno: Comenius e a Didática Magna O Iluminismo (Texto1, Texto2), Rousseau (Texto1, Texto2), Pestalozzi Vídeos: 1. O Contrato Social de Rousseau; 2. Kant e o Iluminismo |
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Filosofia da educação brasileira: Positivismo (Auguste Comte); Positivismo e Educação no Brasil Anísio Teixeira, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire) Vídeos: 1. Pedagogia do Oprimido, |
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Filosofia, Tecnologia e Educação. |
Avaliação 1
Apresentação dos textos e participação em sala de aula (10 pts.)
Avaliação 2: Prova Escrita
dissertativa, valendo 10 pontos
REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)
ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: vozes, 1998.
FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes. 1995.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1983.
MENDES, Durmeval Trigueiro.(Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
PAVIANI. Jayme. Problemas de filosofia da Educação. 3 ed. Caxias do Sul. EDUCS, 1986.
ROUSEAU, Jean-Jacques. Emilio ou da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004 – (Paidéia).
COMPLEMENTAR
DUSSEL, Enrique. La pedagógia latinoamericana. Bogotá. Lugar. Nueva América. Editorial. 1980
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUIRALDELLI Jr, Paulo; CASTRO, Suzana de. A nova filosofia da Educação: São Paulo: Manole, 2014.
GUIRALDELLI Jr. Paulo (Org). O que é Filosofia da Educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 3ª edição.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular. Brasi, 2007.