Filosofia da Educação II

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60H

 

PROFESSOR:   Dr. Alexsandro Melo Medeiros

E-MAIL: alexsandromedeiros@ufam.edu.br

 

EMENTA

O sentido e a tarefa da Filosofia na educação. Concepção da filosofia e da educação. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Principais representantes do pensamento educacional moderno e contemporâneo. Fundamentos das teorias críticas e não críticas da Filosofia da Educação. Ideologia da educação brasileira no contexto histórico-social.

Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno e contemporâneo. Filosofia da educação brasileira. Filosofia ameríndia. Filosofia, Tecnologia e Educação.

 

OBJETIVOS

Compreender os principais fundamentos teóricos da Filosofia da Educação, seu sentido e importância, bem como propiciar uma reflexão sobre as questões filosófico-pedagógicas e político-pedagógicas que emergem na própria atividade educadora procurando desenvolver um senso crítico a respeito dos fundamentos das principais práticas pedagógicas.


 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Principais representantes do pensamento filosófico e educacional moderno:

O Iluminismo (Texto1, Texto2), Rousseau (Texto1, Texto2), Pestalozzi

Principais representantes do pensamento filosófico e educacional contemporâneo:

John Dewey, Matthew Lipman

Filosofia da educação brasileira:

Anísio Teixeira, Paulo Freire (Texto1, Texto2)

Filosofia Indígena

Filosofia, Tecnologia e Educação.

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação 1: Seminário e produção de vídeo

apresentação (acesse o arquivo com os critérios de avaliação do seminário)

produção de vídeos (acesse o nosso canal no YouTube para ver exemplos de vídeos produzidos)

A nota da segunda avaliação será dividida da seguinte forma: apresentação do seminário = 6,0 pts; produção do vídeo = 4,0 pts

O discente que não apresentar o seminário ou apresentar o seminário em menos de 2 minutos terá nota 0,0. O discente que não participar da elaboração/produção do vídeo terá nota 0,0.

 

Avaliação 2: Prova Escrita

dissertativa, valendo 10 pts.

 

Avaliação 3

Elaboração de um curso usando as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

 

REFERÊNCIAS (conforme o PPC do curso)

ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: vozes, 1998.

FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes. 1995.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1983.

MENDES, Durmeval Trigueiro.(Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

PAVIANI. Jayme. Problemas de filosofia da Educação. 3 ed. Caxias do Sul. EDUCS, 1986.

ROUSEAU, Jean-Jacques.  Emilio ou da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004 – (Paidéia).

 

 

COMPLEMENTAR

DUSSEL, Enrique. La pedagógia latinoamericana. Bogotá. Lugar. Nueva América. Editorial. 1980

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUIRALDELLI Jr, Paulo; CASTRO, Suzana de. A nova filosofia da Educação: São Paulo: Manole, 2014.

GUIRALDELLI Jr. Paulo (Org). O que é Filosofia da Educação?  Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 3ª edição. 

JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular. Brasi, 2007.